Câmaras Temáticas são aprovadas na 30ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMS

Prefeitos e representantes dos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) aprovaram, nesta terça-feira (23), na 30ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, a criação de nove Câmaras Temáticas Regionais. O encontro, realizado por videoconferência, foi conduzido pelo prefeito de Sorocaba e presidente da RMS, Rodrigo Manga, com o apoio do diretor executivo da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba), Leodir Ribeiro.

As autoridades presentes aprovaram a criação de nove Câmaras Temáticas Regionais – conforme o artigo 12 da Lei de Criação da Região Metropolitana de Sorocaba, Lei Complementar nº 1.241, de 08/05/2014 – com funções públicas de interesse em comum. São elas: Planejamento e Uso do Solo; Transporte e Sistema Viário Regional; Habitação; Saneamento Ambiental; Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Atendimento social; Esportes, Lazer e Cultura; e Turismo. Além disso, também passou por aprovação a criação de quatro Câmaras Temáticas Especiais. São elas: Educação; Segurança Pública; Comunicação e Relações Institucionais; e Mudanças Climáticas.

Na oportunidade, também foi aprovada a ata da 29ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMS, além do Regimento Interno de todas as Câmaras Temáticas Regionais e Especiais. Para o diretor executivo da Agem Sorocaba, Leodir Ribeiro, a discussão dessas pautas é de extrema importância para toda região. “A recomendação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação é que nós tenhamos todas as Câmaras Temáticas funcionando com envolvimento das prefeituras afim de que possamos discutir todos os projetos da nossa região”, disse.

Para representar o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Branco, e o subsecretário José Police Neto, a reunião contou com a participação do assessor especial de planejamento, Eduardo Trani, que parabenizou os presentes pela iniciativa. “Fico feliz de ver que vocês estão criando essas Câmaras Temáticas Regionais. Todos esses temas são importantes e a ideia é que, a partir disso, as regiões se fortaleçam cada vez mais”, declarou.

Estiveram presentes na reunião representantes dos municípios de: Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Sarapuí, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.