Segurança nas escolas é tema de debate entre prefeitos da RMS

Prefeitos e representantes da segurança da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) reuniram-se na manhã desta terça-feira (11), no Salão de Vidro do Paço Municipal de Sorocaba, para discutir ações de segurança e definir medidas emergenciais que serão implementadas nas escolas públicas e particulares dos municípios.

O encontro, que ocorreu devido aos últimos ataques em escolas do Brasil, foi conduzido pelo prefeito de Sorocaba e presidente da RMS, Rodrigo Manga. “Organizamos essa reunião porque o momento requer ações emergenciais feitas em conjunto para garantir que haja segurança nas escolas municipais, estaduais e também particulares em todas as cidades da nossa região. O alerta gerado, com as notícias recentes em outras partes do país, requer nossa máxima atenção e articulação”, disse.

Para representar a Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), estiveram presentes o diretor adjunto, Octávio Christofano (China) e a assessora técnica, Sandra Lanças.

Na oportunidade, foram definidas, pelos participantes da reunião, dez medidas emergenciais a serem adotadas pelos municípios, em conjunto ou de forma individual, a partir de recursos próprios ou recorrendo à ajuda do governo estadual.

Confira a lista das medidas emergenciais definidas para as escolas:
1. Palestras e treinamentos em segurança nas escolas para os municípios;
2. Videomonitoramento nas unidades escolares;
3. Formação de um Grupo de Trabalho, envolvendo secretários de segurança e educação das cidades da região, em parceria com as Guardas Civis Municipais, a Polícia Militar e Polícia Civil;
4. Contratação de vigias nas escolas;
5. Instalação de detectores de metal nas entradas e saídas das unidades escolares;
6. Realização de rondas ostensivas nos arredores das escolas;
7. Instalação do “Botão do Pânico” nas escolas em contato direto com as polícias;
8. Inteligência das polícias monitorando as redes sociais;
9. Criação de Projetos de Lei que regulamentem essas ações também para as escolas particulares;
10. Campanha de comunicação maciça nos municípios, divulgando o Disque-Denúncia: 181.