Agem Sorocaba participa do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) participou, nesta terça e quarta-feira (28 e 29), do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM). O encontro, que aconteceu no Palácio das Araucárias, em Curitiba, teve o objetivo de debater sobre a temática metropolitana nas esferas estadual e federal.

A reunião debateu assuntos relacionados às temáticas ligadas ao planejamento integrado e políticas públicas para as regiões metropolitanas brasileiras, além da lei de regulamentação das regiões metropolitanas, transformação digital e adaptação das cidades às mudanças climáticas, habitação, saneamento ambiental e mobilidade urbana.

O subsecretário do Ministério das Cidades, Yuri Giustina, que participou do encontro, fez uma apresentação com informações sobre os orçamentos e às questões metropolitanas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) do país. Na oportunidade, os participantes também visitaram as obras do Bairro Novo da Caximba, projeto de gestão de riscos climáticos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) com a Agência Francesa para a Prefeitura de Curitiba, de cerca de R$ 350 milhões, que está recuperando a parte mais sensível ambientalmente da Área de Preservação Ambiental (APA) no encontro das Bacias dos Rios Iguaçu e Barigui, proporcionando moradia e qualidade de vida para 1.693 famílias em precárias condições.

Ainda no encontro, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) foi eleita presidente do FNEM para o biênio 2024-2025. Além disso, o FNEM também elegeu a Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador/Bahia para a 1ª vice-presidência; a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço de Minas Gerais na 2ª vice-presidência; e a continuidade da secretaria-executiva com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, também de Minas Gerais.

O evento contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, José Police Neto. Para representar a Agem Sorocaba, esteve presente a diretora técnica de planejamento, Sandra Lanças. “Foi muito importante e produtivo este encontro do FNEM em Curitiba para o debate de ideias e proposições de soluções metropolitanas com o representante do Ministério das Cidades sobre Mudanças Climáticas e Transformação Digital. O Estado de São Paulo e Sorocaba poderão participar ativamente, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Agem Sorocaba, dessas importantes pautas”, declarou Lanças.

FNEM

O Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM) é uma associação civil sem fins lucrativos instituída em 1995. Congrega entidades e órgãos públicos estaduais responsáveis por temas relacionados às regiões metropolitanas brasileiras.

Com sede itinerante, o FNEM objetiva promover a valorização do planejamento e gestão do espaço metropolitano, bem como a participação efetiva de organismos metropolitanos na formulação e implementação das políticas de desenvolvimento urbano e regional.