AGEM vai ao 1º Encontro do Fórum Nacional das Entidades Metropolitanas do Brasil pós-pandemia, em Brasília
O Fórum aconteceu nos dias 26 e 27 de Abril de 2022 e contou com a presença da assessora técnica Sandra Lanças, da AGEM SOROCABA.
A AGEM SOROCABA participa das reuniões do FNEM desde antes de sua reunificação oficial, em novembro de 2021, para o fomento do intercâmbio de informações pertinentes às questões e soluções metropolitanas. Neste 1º encontro pós-pandemia do FNEM em Brasília, após a aprovação de documentos e discussões dos tópicos metropolitanos conforme pauta pré-agendada, foi entregue a CARTA ABERTA: Regiões Metropolitanas Estruturadas e Sustentáveis aos principais atores nacionais que podem fomentar positiva e politicamente as questões metropolitanas para o esperado desenvolvimento regional no país.
“Mobilidade urbana, transporte coletivo, infraestrutura urbana, recursos hídricos, habitação, abastecimento de água, saneamento ambiental, destinação final de resíduos sólidos e uso e ocupação do solo. Essas são algumas das mais importantes Funções Públicas de Interesse Comum – FPICs – que têm relação direta com o cotidiano das pessoas nas regiões metropolitanas brasileiras”. (FNEM, 2022)
Segundo Gilson Santos, vice-presidente do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas, “As regiões metropolitanas concentram as maiores populações e respondem pela principal geração de emprego e renda, demonstrando sua importância na vida do país e das pessoas. O FNEM é com certeza a oportunidade de estabelecer uma agenda positiva e de ações concretas para o futuro sustentável nessas cidades”.
A participação da AGEM Sorocaba em Brasília, na entrega da Carta aberta: Regiões Metropolitanas Estruturadas e Sustentáveis, às autoridades federais pertinentes, foi importante para a consolidação da retomada das ações institucionais do FNEM, irmanando as entidades metropolitanas, após este hiato de dois anos da pandemia e da extinção da EMPLASA, órgão que presidia as ações do FNEM até 2018.

Representantes do FNEM (Curitiba, Vitória, Vale do Aço, Grande Belo Horizonte, Sorocaba, Grande São Luiz e Recife), com a Secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Enga. Sandra Holanda, ao centro, e à sua esquerda, Engo. Marcos Daniel dos Santos, diretor de Mobilidade do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Brasília, 27/4/22. Foto: Francielle Costa.