Circuito Urbano 2023 do ONU-Habitat acontece em Araçoiaba da Serra nesta segunda-feira (9)

Programa tem o objetivo de debater sobre a melhora da qualidade de vida nos municípios

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), com o apoio do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (CDRMS) e da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba), promovem nesta segunda-feira (9), o Circuito Urbano 2023 do ONU-Habitat com o tema “Investindo em Futuros Urbanos: Cooperação para Resiliência do Sul Global”. O evento terá início às 9h30 e será realizado na Câmara Municipal de Araçoiaba da Serra.

Criada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) no Brasil, a iniciativa tem como objetivo promover o Outubro Urbano, mês dedicado a debater como tornar melhor a vida nas cidades.

O tema desta edição parte da premissa de que, para construir um desenvolvimento urbano sustentável, é fundamental explorar caminhos que ampliem o acesso de governos locais a novas formas de financiamento. Essas parcerias poderiam viabilizar políticas públicas que estimulem a diversificação econômica, a descentralização fiscal e o reconhecimento do papel do setor informal na economia, como contribuinte legítimo desse desenvolvimento. “Transformar núcleos urbanos precários em bairros geradores de equidade e qualidade de vida é o desafio para o futuro de nossas cidades resilientes”, afirmou o subsecretário da SDUH, José Police Neto.

Na oportunidade, o evento contará também com uma exposição sobre o projeto de Regularização Fundiária da SDUH – criado para auxiliar os municípios paulistas na regularização dos núcleos habitacionais implantados em desconformidade com a lei – que será realizada pela Dra. Candelária Maria Reyes Garcia, secretária executiva do Programa Cidade Legal.