Evento discute economia descarbonizada com municípios da Região Metropolitana de Sorocaba

“MOBI_RMS” pretende debater soluções inovadoras e sustentáveis no Parque Tecnológico

O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT UnisoTech) da Universidade de Sorocaba e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), com apoio da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) e do Sebrae Sorocaba, promovem o lançamento do evento “MOBI_RMS 2024 – Mobilidade, Inovação e Economia Descarbonizada na Região Metropolitana de Sorocaba”, no dia 5 de setembro, às 10h, no Parque Tecnológico de Sorocaba.

O “MOBI_RMS” é uma iniciativa que busca incentivar a transição para uma economia descarbonizada por meio da mobilidade sustentável, da inovação e de tecnologias limpas. O evento de lançamento reunirá autoridades de governo, empresas líderes no país, empreendedores, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade com o objetivo de discutir soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento da região.

A partir dos pilares Economia Circular e Descarbonização; Energias Renováveis, Economia Circular; e Bioeconomia, professores, pesquisadores e profissionais discutirão temas como tecnologias de transporte, veículos neutros em carbono, energias limpas, inteligência artificial no agro, hidrogênio verde, impacto social, tecnologias quânticas, educação, saúde e cidades inteligentes.

O diretor executivo da Agem Sorocaba, Leodir Ribeiro, comemorou a oportunidade de apoiar um evento tão importante. “Estamos muito felizes com a participação nesse encontro. Esse é o papel da agência, apoiar eventos e projetos que buscam o desenvolvimento da região”, destacou.

De acordo com o professor Marcelo Silvani, que coordena o ICT UnisoTech, o intuito é criar uma agenda para transformar a região em referência sul-americana em mobilidade neutra e energias renováveis, além de implantar um espaço físico colaborativo para incentivar atividades entre as empresas participantes.

Nelson Cancellara, presidente do PTS, destaca a importância do evento. “São temas que estão sendo diariamente discutidos aqui e, obviamente, quando você tem parceiros como o ICT UnisoTech, a Agem Sorocaba e o Sebrae, não seria por menos o PTS não estar junto com esse grupo e levar os conhecimentos dos gestores, professores, empresários, cidadãos da RMS, um pouco de tudo o que será e deve ser  introduzido nas cidades para serem mais modernas e um lugar cada vez melhor para se viver”, finaliza.

As inscrições poderão ser realizadas através do Formulário de Inscrição “MOBI_RMS”.