Vice-governador de São Paulo participa da 31ª Reunião do CDRMS e anuncia projetos para a região

O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), Marcelo Branco, participaram nesta segunda-feira (2), da 31ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (CDRMS).

Na oportunidade, o vice-governador falou sobre a revitalização da região do centro de Sorocaba e, também, sobre a assinatura do convênio que envolve áreas federais, municipais e estaduais. “É um projeto visando o futuro da cidade nesse grande processo para revitalizar a região, valorizar patrimônio cultural e também melhorar mobilidade urbana. Envolve habitação, mobilidade, cultura e preservação de patrimônio histórico e reurbanização da região central”, destacou Ramuth.

O evento, que aconteceu no auditório do Sorocaba Park Hotel, contou com a participação do prefeito e presidente do conselho, Rodrigo Manga; da prefeita e vice-presidente do conselho, Fabíola Alves; do subsecretário da SDUH, José Police Neto; do diretor executivo da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba), Leodir Ribeiro; dos deputados estaduais, Danilo Balas, Vitão do Cachorrão e Maria Lúcia Amary; além dos prefeitos e representantes dos 27 municípios da região.

Durante a reunião, o secretário da SDUH, Marcelo Branco, reforçou a importância do projeto que será desenvolvido em Sorocaba e fez uma apresentação sobre a politica habitacional do Estado de São Paulo para as regiões metropolitanas.  “Nosso objetivo é executar projetos de desenvolvimento urbano para que a população da região metropolitana melhore sua qualidade de vida e tenha tranquilidade para viver”, declarou.

Também tomaram posse os representantes da sociedade civil que passam a integrar o Conselho Consultivo da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), composto pelas instituições: Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo/Regional – Sorocaba e Região (Secovi); Instituto de Arquitetos do Brasil – SP (IAB) – Núcleo Regional Sorocaba; Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP); Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Diretoria Regional de Sorocaba; Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itu (AEAITU); Centro Universitário Facens; Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec); Universidade de Sorocaba (Uniso); Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) e Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Roque, Mairinque, Ibiúna, Alumínio e Araçariguama (ASSEA). “É muito importante a participação das entidades – que representam a sociedade civil – no Conselho Consultivo, para deliberarem, conhecerem e opinarem sobre os projetos que serão executados pela agência”, falou o diretor executivo da Agem Sorocaba, Leodir Ribeiro.

Ainda durante a reunião, o vice-governador ouviu as demandas dos prefeitos presentes. “A RMS tem uma pujança destacada e parte dela, de fato, é devido a esse protagonismo dos prefeitos e deputados da região. Estamos aqui, hoje, para ouvir as principais demandas de cada um e mostrar as realizações do Estado já feitas, bem como ter subsídios para novos projetos na região de Sorocaba”, disse.

Foto em destaque: Agência de Notícias – Prefeitura de Sorocaba