Sorocaba será contemplada com o projeto do Trem Intercidades

Subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, visita área onde projeto será desenvolvido

O subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, visitou nesta quinta-feira (20), a Estação Ferroviária de Sorocaba, patrimônio histórico que há anos encontra-se abandonado. A área, que está instalada na região do centro de Sorocaba, será transformada, por meio de um projeto realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, com o desenvolvimento do trem intercidades. “O governador reconhece que a Região Metropolitana de Sorocaba empreende um processo de desenvolvimento para o estado e, mais do que isso, ele reconhece que a ligação entre São Paulo e Sorocaba, que historicamente se deu pela ferrovia, pode ser resgatada com o trem intercidades”, afirmou o subsecretário.

No final de fevereiro, o governador Tarcísio de Freitas, anunciou a qualificação de 15 projetos de concessões e de parcerias público privadas (PPPs), com investimentos que podem superar os R$ 180 bilhões em todo o Estado, nas áreas de transporte intermunicipal, cultura, educação, habitação e desenvolvimento urbano. Entre os projetos autorizados, está a implantação do trem intercidades para o transporte de passageiros entre Sorocaba e São Paulo.

O Governo do Estado já iniciou a fase de elaboração de estudos técnicos para análise de viabilidade das concessões e PPPs propostas, além dos modelos de negócio para a estruturação desses projetos. De acordo com o Estado, o trem Sorocaba x São Paulo integra um lote de investimentos que prevê concessões e expansões de linhas da CPTM e do Metrô, investimentos que somam em torno de R$ 69 bilhões.

O sistema de trem intercidades prevê a criação de uma rede ferroviária regional, com quatro linhas a partir da capital paulista, para o transporte regular de passageiros a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. Sorocaba deverá ser o segundo município contemplado, após Campinas.

Almejado pelos sorocabanos há muitos anos, o trem intercidades, que liga Sorocaba à São Paulo resgatará a história do município.  “Temos um talismã no centro de Sorocaba. Uma área ferroviária impressionante que, junto com o governador e com o prefeito, colocaremos as mãos para devolvermos algo que essa sociedade sonhou muito. Habitação de qualidade, áreas culturais, de lazer, esporte, entre tantas outras que trarão a nossa história para o nosso convívio,” disse o subsecretário, José Police Neto.

A visita à Estação Ferroviária foi conduzida pelo secretário da Cultura de Sorocaba, Luiz Antônio Zamuner, acompanhada pela secretária do Gabinete Central, Samyra Toledo, além de contar com a participação de representantes das secretarias de Habitação e Regularização Fundiária; Relações Institucionais e Metropolitanas; Planejamento; e Mobilidade. Para representar a Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), estiveram presentes o diretor executivo, Leodir Ribeiro, o diretor adjunto, Octávio Christófano (China), e a assessora técnica, Sandra Lanças.

Ao final da visita, foi realizada uma reunião com o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, para estreitar os laços e discutir sobre a relevância desse projeto para a região. “Essa parceria com o Governo de Estado é extremamente importante. Sorocaba está à disposição para o que for necessário no processo de aceleração desse projeto. A cidade vive um momento de enorme crescimento em diversas áreas. Com a criação dessa linha, avançaremos ainda mais”, declarou o chefe do executivo.