AGEM inicia o Curso de Capacitação em Instrumentos de Planejamento Urbano
Nesta quarta-feira, 12/05/2021, foi dado início ao Curso de Capacitação em Instrumentos de Planejamento Urbano, organizado pela AGEM Sorocaba. Nesta primeira turma participam os municípios da sub-região 2 da Região Metropolitana de Sorocaba com quatro aulas programadas às quartas e sextas, além de um quinto encontro agendado para Junho, com todos os 27 municípios presentes.
O tema da primeira aula foi “Constituição Sócio-política de uma Região Metropolitana”, ministrada pelo professor Flaviano Agostinho de Lima. Entre os outros temas abordados no curso estão “Políticas Públicas”, “Direito à Cidade” e “Monitoramento e Controle”, ministrados pelos docentes Francisco Carlos Ribeiro, Eleusa Maria da Silva, Sandra Lanças e Iara Negreiros.

Professor Flaviano Agostinho de Lima fala sobre o processo histórico, técnico, e político da criação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
O objetivo deste curso é fomentar a implementação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) na RMS, promovendo a instrumentalização dos integrantes das equipes técnicas relativas ao planejamento urbano das prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba para elaboração e gerenciamento continuo dos planos diretores municipais, considerando as articulações cabíveis as diretrizes do PDUI.
Confira algumas fotos deste primeiro encontro: