Agem Sorocaba visita usina de compostagem em Campinas

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba), representada pela diretora adjunta técnica, Cilene Bordezan, visitou, na terça-feira (5), a usina de compostagem de Campinas, localizada na Fazenda Santa Elisa, área do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

A usina ocupa uma área de 17 hectares e, de acordo com dados apresentados pela Prefeitura Municipal de Campinas, processa, diariamente, 100 toneladas de resíduos, que rendem cerca de 30 toneladas do composto. Esses resíduos, ao serem transformados em adubo, rico em nutrientes, deixam de emitir gases maléficos que fazem mal à camada de ozônio. A operação também gera uma economia ao município já que o material deixa de ocupar espaço no aterro sanitário.

A visita aconteceu com o objetivo de entender como foi realizada a implantação do projeto para que possa ser replicado na Região Metropolitana de Sorocaba. Os responsáveis pelo gerenciamento da usina mostraram todo o processo de implantação. “Foi uma visita técnica para fazer o reconhecimento da área. Vamos apresentar o projeto ao Ministério da Agricultura e, buscar uma área na região, para implantação”, declarou a diretora adjunta técnica, Cilene Bordezan.