Agência Metropolitana de Sorocaba apresenta novo diretor executivo

Professor e empresário, Leodir Ribeiro, assume o cargo a fim de contribuir com o desenvolvimento dos municípios da RMS

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) apresentou, na última quinta-feira (20), seu novo diretor executivo. Professor e empresário, Leodir Ribeiro, chega para colaborar com o desenvolvimento de projetos e dos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Leodir Ribeiro é formado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (Fefiso) e possui Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Reside na cidade de São Roque há 25 anos onde trabalhou, por dois mandatos, como Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Atualmente, é presidente da Associação do Roteiro do Vinho de São Roque e sócio-diretor das empresas: Vinhos Alma Galiza e Sampa Vinho. “A Região Metropolitana de Sorocaba é uma das mais importantes do Estado e nosso trabalho será desenvolver políticas públicas para fortalecer e crescer ainda mais os municípios”, declarou.

Ao lado de Leodir, como diretor adjunto, está Octávio Christófano, que é formado em Direito pela Universidade Paulista (Unip) e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Octávio, também conhecido como China, tem em seu currículo 25 anos de experiência em assessoria política, atuando diretamente no núcleo de primeiro escalão de várias eleições para deputados estadual e federal, além de campanhas para prefeito. Somado a isso, atuou em cargos públicos em níveis estadual e federal, também podendo contribuir para o desenvolvimento dos municípios da região. “Estou muito feliz e motivado em integrar o time da Agem Sorocaba. Mudanças são importantes para continuarmos avançando e o nosso objetivo é estar cada vez mais próximo dos municípios para ouvir as demandas e trabalhar por melhorias”, afirmou.

Também fazem parte da equipe da Agem a assessora técnica, Sandra Lanças; a diretora administrativa, Daiane Cunha; e a assessora de comunicação, Amanda Vieira. “A equipe que reinicia o trabalho da Agência Metropolitana de Sorocaba está completa. A partir de agora, temos o núcleo central para oferecer para as 27 cidades o que elas realmente merecem”, enfatizou o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto.

Agem Sorocaba
A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) é uma autarquia estadual, criada por meio da Lei Complementar 1241, de 8 de maio de 2014, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com sede no município de Sorocaba.

Como órgão de articulação e planejamento dos assuntos metropolitanos na região de Sorocaba, a agência busca sempre o equilíbrio entre o papel político e a função técnica, instrumentalizando as relações entre estado e municípios para encontrar soluções aos problemas comuns que afetam a RMS.

A Agem Sorocaba estabelece parcerias com os municípios, com a iniciativa privada, universidades e demais órgãos públicos atuantes na região. Com estes parceiros, desenvolvemos a região socioeconomicamente a fim de melhorar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades regionais. Além disso, tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na RMS. Entre as principais atribuições da Agem, estão em elaborar planos, programas e projetos de interesse comum e estratégico da região, bem como fiscalizar e avaliar sua execução. Segundo o subsecretário Police Neto, o trabalho realizado pela Agem traz soluções aos problemas municipais. “Nosso foco é trabalhar com escala de soluções metropolitanas para problemas metropolitanos que geram intercorrências positivas na vida local”, disse.

A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 27 municípios que estão divididos em três sub-regiões.

Sub-região 1: Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Itapetininga, Jumirim, Sarapuí, Tatuí e Tietê.

Sub-região 2: Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Salto, São Roque e Porto Feliz.

Sub-região 3: Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Salto de Pirapora, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.