Prof. Francisco Ribeiro fala sobre os efeitos da pandemia na economia mundial
Nesta semana, o professor Francisco Carlos Ribeiro (FATEC Sorocaba) concedeu uma entrevista ao Dr. Neverov para a Academia Presidencial de Economia e Administração Pública da Rússia. A entrevista também foi publicada na página do Instituto Stolypin, que é um braço da Academia, e agora está disponibilizada para os leitores brasileiros.
Os temas abordados na entrevista envolvem os efeitos da pandemia na economia mundial, as mudanças nos tipos de relações sociais e possíveis soluções econômicas daqui para frente.
Entrevista traduzida:
1. No Fórum Econômico Internacional de 2021, quando a maioria dos países ainda estão fechados devido ao coronavírus, isto é bom ou ruim? Como eles afetam a recuperação dos efeitos globais e o bem estar das pessoas em diferentes países? Por exemplo, o Brasil?
Apesar dos problemas para pleno trabalho e a demanda de uma forma híbrida, é bom para economia pois nos faz pensar nos problemas econômicos e a discussão nos permite debater algumas formas inovadoras de soluções, ou, pelo menos, tentar criar soluções. Na situação de pandemia e uma sociedade brasileira muito desigual, pensar em soluções é fundamental para tentar reduzir a pobreza e melhorar as maneiras de distribuição de renda.
2. O Fórum Econômico Internacional de St. Petesburg começa amanhã na Rússia. O que pensam deste evento no Brasil? Como você o avalia?
O Fórum Econômico Internacional de St. Petesburg trata de diversos assuntos importantes, incluindo o BRICS. Eu acredito que o organizador deste evento poderia torna-lo mais reconhecido no Brasil através das agências de pesquisa como a Fapesp, CNPq, parques tecnológicos e universidades brasileiras. Até mesmo nós podemos ajudá-los na Fatec em nosso Departamento de Relações Internacionais. Neste momento nós podemos utilizar do acesso online ao evento devido à situação do coronavírus.
3. O fato da Rússia estar sediando um evento nestas condições atuais (coronavírus, etc.) é corajoso, apesar de ter vacina, ou insanidade? Como você avalia esta situação?
Coragem ou insanidade depende do ponto de vista. A Rússia é um dos países pioneiros na vacina, criando a Sputnik. A maior parte da sua população já está vacinada e todos os participantes do Fórum estão seguindo protocolos de saúde, então não é apenas questão de coragem mas uma grande e elogiável atividade.. Se a população ainda não estivesse vacinada e o evento não seguisse protocolos de segurança para seus participantes, neste caso seria insanidade e impraticável para o momento.
4. Como um economista comportamental, quais questões você sugere para discussão nesta plataforma?
Como a Economia Comportamental e seus pesquisadores poderiam ajudar os governos e as organizações internacionais (organizações multilaterais) se tornarem mais iguais, mais justas e mais solidárias em cada país.
5. Quais ideias para recuperar as relações pessoais e econômicas você sugere?
Eu acredito que nós precisamos e um novo tipo de relação social. Hoje em dia, enquanto o capitalismo funciona, precisamos de um novo tipo de bom liberalismo e um bom Estado de governo. A liberdade para o setor privado para trabalhar e inovar é uma condição sine qua non. Mas a mesma importância é um governo que provê oportunidades igualitárias, apoia condições melhores para pessoas em vulnerabilidade através de condições mínimas de vida e, um governo forte (mas não discricionário) que lute contra as falhas do mercado, principalmente o poder de mercado (poder de oligopólio e o crony capitalismo).
Este é o meu ponto de vista enquanto o capitalismo funciona do jeito que funciona hoje. Mas poderia surgir um novo tipo de sociedade. Uma sociedade como a Sociedade 5.0, neste caso, a lógica é completamente outra, e o economista comportamental poderia prover novas ideias sobre o comportamento econômico e de valores.
6. Vale a pena criar plataforma de comunicação pessoal no campo da ciência, educação, negócios? Ou o coronavírus está mostrando que tudo pode ser feito online agora?
Uma coisa não anula a outra. As plataformas como a researchgate.net ou a academia.edu proveem densos conhecimentos científicos e tornam as formas de cartões de apresentação desnecessários pois todos tem um perfil lá. Agora diversos eventos híbridos poderiam melhorar a qualidade e a cobertura de um grande evento.
7. Se você fosse convidado para o Fórum Econômico Internacional de St. Petesburg, você iria? Se sim, quais questões você gostaria de discutir?
Sim, eu tentaria ir, tentaria porque no Brasil, neste momento, o coronavírus está se alastrando mas eu adoraria fazer parte deste evento e aproveitar a oportunidade de voltar ao Instituo Stolypin e em Saratov. Sou muito grato a todas as pessoas e o que elas fizeram por mim lá.
Eu apresentaria dois assuntos: Primeiro eu apresentaria para um público maior público as ideias do meu livro “Aspectos Econômicos de Onipotência”. Ou apresentaria o que nós estamos tentando implementar na Região Metropolitana de Sorocaba, que seria prover um critério único para as políticas públicas de desenvolvimento e com isso, melhorar o capital social e a segurança jurídica pra todas as cidades que compõem a região.
Muito obrigado!
Segue abaixo a entrevista (em Inglês):
Interview-English