Em atendimento à legislação eleitoral, os conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Agencia Metropolitana
de Sorocaba

Endereço: Av. Adolpho Massaglia, 350
Parque Campolim, Sorocaba - SP
18052-572

Telefone: (15) 3232-9970

Projeto de Desenvolvimento Econômico da Região Metropolitana de Sorocaba é objeto de estudos para parceria de pesquisa conjunta internacional

O projeto intitulado “Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas na RMS – Melhorias qualidade institucional dos municípios da RMS” desenvolvido através do convênio entre a Agência Metropolitana de Sorocaba e a FATEC-SOROCABA vêm rendendo frutos além-fronteiras.


O projeto que objetiva a melhoria dos instrumentos legais de gestão pública no âmbito municipal está em curso, melhorando a qualidade institucional reduzindo a discricionariedade dos atos públicos, tornando a gestão mais participativa e com melhor transparência e “accountability”. Tal projeto foi motivado pela característica personalista da política em cidades com até 200.000 habitantes, dos quais 26 municípios da RMS têm essa dimensão.
Fatos que ocorrem na Rússia.


Em conversa com os Professores Francisco Ribeiro (FATEC-SOROCABA) e Alexander Neverov (Instituto ‘Psych-economic’), surgiu a suspeita que o mesmo fenômeno de comportamento político levantado no ano de 2004 em estudos feitos e publicados por Ribeiro, sobre cidades de menos de 200.000 habitantes, parece ocorrer também nas cidades pequenas da Rússia.


Neste contexto a parceria visa confirmar estas semelhanças que, se comprovadas, poderão ensejar estudos e formulação de políticas públicas de melhoria institucional e instrumentos de diagnóstico.


O Instituto ‘Psych-economic’, da Rússia, e o Centro Paula Souza, do Estado de São Paulo iniciaram nesta semana os devidos trâmites para a consolidação do acordo.


O Centro Paula Souza é uma autarquia responsável pela formação em educação profissional e é a maior rede estadual de VET da América Latina, responsável por gerenciar 76 FATECs (Faculdades de Tecnologia) e 224 ETECs (Escolas Técnicas).

Origem do Projeto
O professor Ribeiro esteve na Rússia em 2019, a convite do Professor Neverov e sob os auspícios do Instituto Stolypin, um braço da Academia Presidencial de Economia Nacional e Administração Pública (RANEPA), apresentando as ideias de seu livro “Aspectos Econômicos da Onipotência”, e, a partir de então, mantém um diálogo intelectual, de amizade e gratidão com o Professor Neverov e o povo russo.


“Eu fui feliz em Saratov. Minha eterna gratidão a todos vocês e por tudo o que fizeram.”, escreveu o Professor Francisco em seu artigo. Neste artigo, ele manifesta sua gratidão ao povo russo, ao Dr. Neverov e ao Instituto Stolypin, e frisa que os primeiros passos para um acordo institucional estão apenas começando: “Por ora, eu acho, temos alguns problemas burocráticos para resolver, mas logo estaremos juntos pesquisando.”, acrescentou.


Outro ponto muito importante de ressaltar é o ‘St. Petersburg Economic Forum’ (Fórum Econômico de São Petesburgo) de 2022. As expectativas são de que, após realizado este evento, este projeto se iniciará de maneira mais consistente.