Projeto de reativação da linha férrea entre Sorocaba e Votorantim é apresentado em Brasília

O projeto +Mobi+Tempo, que busca a reativação da linha férrea entre Sorocaba e Votorantim, foi apresentado na quinta-feira (10), em uma rodada de financiamento em Brasília, durante o evento FinanCidades: rodada de negócios de projetos urbanos. Desenvolvido pela Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), o projeto aguarda aporte financeiro para execução.

A proposta, que prevê a reativação da linha férrea entre Sorocaba e Votorantim com restauração da Estação Paula Souza e criação do Mirante Altos da Praça Lions, foi apresentada pelo subsecretário da SDUH, José Police Neto e contou com a participação da diretora técnica da Agem Sorocaba, Sandra Lanças e do engenheiro, José Carlos Carneiro, membro da Associação Movimento da Preservação da Memória Ferroviária (AMPF). “A Agem Sorocaba mostra competência técnica por ser selecionada por uma importante organização internacional para gestão contemporânea em transporte metropolitano sustentável”, enfatizou o subsecretário, José Police Neto.

O FinanCidades, iniciativa do World Resources Institute Brasil (WRI – Brasil), com apoio da Rede para Financiamento de Infraestrutura Sustentável em Cidades (Rede FISC),  foi criado para aproximar os municípios às empresas e aos investidores nacionais e internacionais para contribuição financeira necessária. Segundo a diretora técnica, Sandra Lanças, o +Mobi+Tempo foi um dos 45 projetos selecionados de 100 enviados de todo o país. “É uma alegria enorme poder colocar este projeto para receber os insumos necessários para reativar o trecho ferroviário existente e adorado por muitas famílias sorocabanas e votorantinenses”, declarou.

De acordo com os dados apresentados, com base nos carregamentos dos transportes coletivos fornecidos pela Urbes – Trânsito e Transportes, na cidade de Sorocaba, são transportados cerca de quatro milhões de passageiros por mês apenas no serviço de transporte público regular. As linhas de ônibus mais sobrecarregadas estão próximas à via férrea. Para o padrão de região metropolitana, cada morador faz 2,5 viagens ao dia em todos os modais, mas, Sorocaba, tem o número de 5 viagens ao dia só no sistema público com um carregamento diário, nos trilhos, de 105 mil passageiros, o que, segundo o “+Mobi+Tempo”, justifica o investimento em um transporte sobre trilhos.

Para a diretora técnica da Agem Sorocaba, Sandra Lanças, o projeto de reativação do trecho ferroviário entre Sorocaba e Votorantim possibilita a melhoria da mobilidade urbana e regional intermunicipal. “Permite que as pessoas possam passar menos tempo em congestionamentos, mais previsibilidade nos seus horários, mais tempo com suas famílias ou outras atividades que eles queiram fazer e, ainda, contribuir para a diminuição de emissão de gases nocivos à saúde das pessoas e ao meio ambiente, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida da população metropolitana”, disse.