Perguntas Frequentes

O que é a Agem Sorocaba?

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) é uma autarquia estadual, criada por meio da Lei Complementar 1241, de 8 de maio de 2014, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com sede no município de Sorocaba.

O que a Agem Sorocaba faz?

Como órgão de articulação e planejamento dos assuntos metropolitanos na região de Sorocaba, a agência busca sempre o equilíbrio entre o papel político e a função técnica, instrumentalizando as relações entre estado e municípios para encontrar soluções aos problemas comuns que afetam a RMS.

A Agem Sorocaba estabelece parcerias com os municípios, com a iniciativa privada, universidades e demais órgãos públicos atuantes na região. Com estes parceiros, busca desenvolver a região socioeconomicamente a fim de melhorar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades regionais. Entre as principais atribuições da Agem, estão em elaborar planos, programas e projetos de interesse comum e estratégico da região, bem como fiscalizar e avaliar sua execução. 

Onde fica a Agem Sorocaba?

A Agem Sorocaba está localizada na Avenida Adolpho Massaglia, 350 – Sorocaba/SP.

Qual o horário de funcionamento da Agem Sorocaba?

O horário de funcionamento da Agem Sorocaba é de segunda à sexta, das 9h às 18h.

Como é chamada a região de Sorocaba?

Chama-se Região Metropolitana de Sorocaba e foi institucionalizada no dia 8 de maio de 2014 pela Lei Complementar Estadual nº 1.241.

Quais as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba?

A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 27 municípios que são agrupados em três sub-regiões:

  • Sub-Região 1: Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Itapetininga.

  • Sub-Região 2: Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque.

  • Sub-Região 3: Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.