Sorocaba e Tietê apresentam projetos de combate à violência contra mulheres

Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai destinar R$ 8 milhões para o financiamento de propostas que abordem o assunto

Os municípios de Sorocaba e Tietê apresentaram, no início deste mês, projetos municipais para o desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção à violência e à criminalidade contra mulheres e meninas. O objetivo é concorrer ao edital, publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que vai destinar R$ 8 milhões para o financiamento de propostas que abordem o tema.

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem) apresentou o edital, em reunião realizada no mês de março, para que os municípios desenvolvessem suas propostas. De acordo com a assessora técnica, Sandra Lanças, é importante a participação da agência nesse processo. “A Agem cumpre seu papel de articulação das políticas públicas regionais ao divulgar os editais advindos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação”, declarou.

Em Sorocaba, a proposta apresentada pretende, através de patrulhamentos pelos bairros com incidência de violência familiar, aumentar a efetividade da medida protetiva e, em paralelo, por meio de visitas de apoio e acolhimento, prestar um serviço de apoio psicoemocional para trazer um aumento de efetividade e segurança. Já em Tietê, o objetivo é a implementação de uma viatura exclusiva para o atendimento de mulheres em situação de risco e na prevenção da violência doméstica. “A colocação dos projetos de prevenção à violência contra mulheres e meninas pelos dois municípios é uma vitória destes agentes públicos laboriosos que, em pouco tempo, conseguiram juntar informações e apresentar as propostas que podem trazer muitos frutos benéficos às suas populações femininas”, enfatizou a assessora técnica, Sandra Lanças.