Agem Sorocaba promove a 34ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMS

Evento reúne prefeitos e representantes dos 27 municípios da região

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) realizou, nesta segunda-feira (15), na Universidade do Cavalo, a 34ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (CDRMS).

Estiveram presentes o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto; o presidente do CDRMS e prefeito de São Roque, Guto Issa; o diretor executivo da Agem Sorocaba, Leodir Ribeiro; a deputada estadual, Maria Lúcia Amary; o anfitrião do evento, prefeito de Salto de Pirapora, Matheus Marum; além de prefeitos e representantes dos municípios da região. 

“É uma grande alegria realizar essa nova reunião da RMS nesse lugar tão lindo, organizado pelo prefeito de Salto de Pirapora. O ano está indo muito bem e a região está crescendo economicamente”, disse o presidente do CDRMS, Guto Issa. 

Durante a reunião, os professores Angelo Pêpe Agulha e Luiz Leite, da Athon Ensino Superior, apresentaram o estudo: “Perfil Exportador da RMS”, uma pesquisa sobre o potencial exportador de toda região que gera informações para que o poder público possa tomar decisões voltadas à cadeia produtiva.

Depois, o próximo tema debatido, foi o projeto “Muralha Paulista”, apresentado pelo Tenente Marcelo Douglas de Souza, coordenador do Grupo de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), que explicou sobre a implementação do sistema – uma rede de segurança que interliga câmeras e radares permitindo a coleta de dados em tempo real no combate ao crime – nos municípios da região e ouviu as demandas apresentadas por secretários de segurança e técnicos responsáveis pelo videomonitoramento das cidades. 

O subsecretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, José Police Neto, apresentou aos gestores municipais sobre a Conferência Municipal das Cidades, que vai acontecer em duas etapas, nos dias 5 e 6 de julho, no Memorial da América Latina e todo município deve participar. “Queremos construir, para a Região Metropolitana de Sorocaba, uma agenda em que os municípios possam se envolver pontualmente. Há uma necessidade de articulação de todos os municípios para mostrar as deficiências e, também, o que vem dando certo e que pode servir de exemplo para outros municípios. Queremos reunir os esforços para entregar as cidades cada vez melhores para a população”, destacou o subsecretário, José Police Neto. 

Na oportunidade, Police Neto também falou sobre o Escritório Técnico de Projetos Estratégicos que tem o objetivo de reunir informações disponíveis nos municípios e criar um banco de dados que possa orientar as ações de planejamento regional; promover o trabalho integrado entre os técnicos dos municípios integrantes da Região Metropolitana, criando um ambiente favorável à solução mais ágil e pactuada dos problemas identificados; e contar com a participação do Governo do Estado na rotina de trabalho, tanto na elaboração dos diagnósticos regionais quanto no encaminhamento das soluções propostas, ampliando as possibilidades de sucesso na busca de recursos e na implementação dos projetos.

Durante a reunião, também foram aprovadas as atas da 32ª e 33ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMS, realizadas nos dias 07 dezembro de 2023 e 07 de fevereiro de 2024, respectivamente; além do Regimento Interno do Conselho Consultivo.