Agem promove Reunião da Câmara Especial de Segurança Pública

Secretários e representantes de Segurança Pública dos 27 municípios da RMS discutem sobre Muralha Paulista

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) reuniu, na terça-feira (27), secretários e representantes de Segurança Pública dos 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), para a Reunião da Câmara Temática Especial de Segurança Pública. O encontro teve o objetivo de discutir sobre o projeto “Muralha Paulista”.

Para falar sobre o tema, estiveram presentes os representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), Coronel Pedro Luis de Souza Lopes, chefe da Assessoria Policial Militar, Capitão Marcelo Fumio Tamashiro e Major Eduardo Fernandes Gonçalves, coordenadores do Grupo de Tecnologia da Informação.

O programa “Muralha Paulista”, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, é um sistema de comunicação por câmeras que tem o intuito de fortalecer as condições de segurança dos municípios a fim de proteger a população com a redução da criminalidade. Segundo o Coronel Pedro Luis de Souza Lopes, chefe da Assessoria Policial Militar da SSP, o projeto, que está em fase de integração, vai ajudar na identificação da atividade criminosa para viabilizar respostas imediatas aos policiais. “Vamos convergir o sistema de monitoramento da região de Sorocaba – que já está funcionando – com o nosso sistema e, a partir dessa integração, detectar o que é faltante para permitir uma capilaridade tecnicamente adequada e gerar outras possibilidades de alerta, não só na leitura de placa de carro, mas, em outras situações que também demandem atenção da polícia”, disse.

Câmaras Temáticas

No início de maio, prefeitos e representantes dos municípios da RMS aprovaram, na 30ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba, a criação de nove Câmaras Temáticas Regionais – conforme o artigo 12 da Lei de Criação da Região Metropolitana de Sorocaba, Lei Complementar nº 1.241, de 08/05/2014 – com funções públicas de interesse em comum. São elas: Planejamento e Uso do Solo; Transporte e Sistema Viário Regional; Habitação; Saneamento Ambiental; Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Atendimento social; Esportes, Lazer e Cultura; e Turismo. Além disso, também passou por aprovação a criação de quatro Câmaras Temáticas Especiais. São elas: Educação; Segurança Pública; Comunicação e Relações Institucionais; e Mudanças Climáticas.

De acordo com o diretor executivo da Agem Sorocaba, Leodir Ribeiro, o objetivo é continuar reunindo prefeitos e secretários para discutir temas de relevância aos municípios. “Essa foi a primeira reunião com o tema de segurança. É muito importante que os municípios participem para discutirmos questões que são comuns à toda RMS”, falou.