Agem e UFSCar apresentam Projeto de Pesquisa junto à FAPESP

Objetivo é obter financiamento para desenvolvimento de projeto de Segurança Hídrica para a Região Metropolitana de Sorocaba

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) – órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) – em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), apresentou o projeto “Indicadores Ambientais, Sociais e Econômicos de Segurança Hídrica para a Região Metropolitana de Sorocaba” no Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) de 2022 estabeleceu, após contínuas reuniões com gestores municipais, universidades e sociedade civil organizada, que a diretriz principal para os trabalhos da gestão pública regional seria a busca da Segurança Hídrica Metropolitana. A partir disso, iniciaram-se discussões em função do cenário de déficit hídrico que abrangia a bacia hidrográfica do Rio Sorocaba. De acordo com a diretora técnica da Agem Sorocaba, Sandra Lanças, desde a realização do PDUI de 2022, a UFSCar foi parceira fundamental para o avanço dos trabalhos realizados com os gestores municipais. “O trabalho de elaborar conjuntamente este projeto de pesquisa para a FAPESP, com o microbiologista professor Dr. André Cordeiro da UFSCar e a equipe de professores de Economia e Geografia, foi muito gratificante e teve grande sinergia já nesta etapa de proposição”, disse.

Para evitar resultados negativos na disponibilidade de água, é necessário promover ações para atendimento do aumento da demanda com a produção de água, conservação de áreas de recarga e redução da perda de água por escoamento superficial, além de mecanismos de tratamento de efluentes que reduzam o impacto nos corpos de água superficiais. Portanto, segundo Sandra Lanças, a combinação dessas necessidades e das demandas legislativas atuais e futuras, é a grande justificativa para elaboração do projeto de pesquisa para assegurar a Segurança Hídrica Metropolitana. “Estamos torcendo pelo resultado da proposta e esperamos que seja positivo para que, dessa forma, possa trazer mais recursos técnicos e materiais para a Agem Sorocaba cumprir sua finalidade autárquica para a Região Metropolitana de Sorocaba”, declarou a diretora técnica.