Agem Sorocaba participa de Capacitação para Elaboração do Programa de Integridade

Programa, desenvolvido pelo Governo de São Paulo, cria ações de prevenção de práticas de corrupção

A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) participou, na terça-feira (8), da Capacitação para Elaboração do Programa de Integridade. O encontro, realizado na Secretaria da Fazenda de São Paulo, contou com a participação de representantes de órgãos e entidades de todo o estado.

Na oportunidade, o Governo de São Paulo, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), confirmou as orientações para que os órgãos e as entidades estaduais passem a implementar seus respectivos programas de integridade. A medida, publicada no início de junho no Diário Oficial do Estado, faz parte do Plano Estadual de Promoção da Integridade. Este integra o programa Radar Anticorrupção, instituído pela gestão Tarcísio de Freitas. O objetivo é regulamentar e implementar medidas concretas de combate à corrupção e outras irregularidades na máquina pública estadual.

De acordo com as informações apresentadas na capacitação, a primeira etapa desse processo é a criação de Unidades de Gestão de Integridade (UGI) em cada órgão ou entidade do governo paulista. As UGIs irão estruturar um conjunto de ações e medidas institucionais para prevenção, detecção e punição de práticas de corrupção, fraude, desvios éticos e outros ilícitos. Já na segunda etapa, os órgãos e entidades do governo deverão elaborar e aprovar seus respectivos programas de integridade. Entre as medidas necessárias, além da criação das UGIs, estão a análise de perfil do órgão ou entidade; a identificação e avaliação de ao menos cinco riscos estratégicos para a integridade; e um plano de ação com as medidas de curto e médio prazo voltadas ao combate desses riscos. A terceira etapa é a de execução e monitoramento do programa de integridade por parte dos órgãos, com base nas medidas de tratamento e acompanhamento definidas nos planos de ação.

Para representar a Agem Sorocaba, participaram da capacitação o diretor adjunto, Octávio Christófano (China), a diretora administrativa, Daiane Cunha, a assessora técnica de planejamento, Luma Fogaça e a assessora de comunicação, Amanda Vieira.